CRIAÇÃO DE UMA FRANQUIA

Quer saber os passos a dar para a criação de um negócio? A criação de um negócio é um projecto que requer vários passos a serem dados de uma forma profissional.  Neste artigo incluímos uma descrição dos passos a serem tomados em consideração para a criação de uma franquia.

Os passos a seguir para estabelecer uma franquia são geralmente os seguintes:

  1. Decide o negócio que queres montar. Este é o primeiro passo. Você deve levar em conta suas habilidades e preferências. Você deve criar um negócio que você gosta e para o qual você está razoavelmente qualificado. Não é aconselhável montar um negócio para o qual você não tenha habilidades ou que lhe dê satisfação pessoal. Habilidade e motivação são dois dos factores chave.
  2. Encontre um local adequado. A localização é uma das peças chave. Como empresário você deve encontrar a melhor localização e negociar um bom preço, pois isso terá uma grande influência na sua rentabilidade. Você deve tentar reproduzir ao máximo o modelo que tem dado sucesso ao negócio.
  3. Feche o financiamento completo. Uma vez claro o valor total do start-up, você deve trabalhar para obter fundos suficientes para cobrir esse valor. Tanto o financiamento através de recursos próprios, tais como parceiros e financiamento bancário. Para obter o financiamento bancário, o franqueador geralmente ajuda através de acordos preferenciais de financiamento e planos de negócios para o banco.
  4. Incorporar a empresa. Você terá que realizar os procedimentos necessários para incorporar uma empresa.
  5. Assinar o contrato de arrendamento ou compra das instalações.  Você terá que assegurar as premissas em que se estabelecerá o negócio. Muitos contratos de franquia estão ligados ao arrendamento das instalações.
  6. Assine o contrato de franquia. O usuário deve formalizar o contrato de franquia, pagar os pagamentos iniciais e receber os manuais da franquia.
  7. Efectuar a adaptação das instalações. Esta é uma fase problemática, especialmente para aqueles que não têm experiência. A remodelação das instalações é um passo que normalmente envolve a coordenação de várias tarefas. É um período curto e estressante, mas necessário para se ter uma boa localização.
  8. Realizar o treino inicial. Você terá que ir à sede do franqueado durante o tempo que eles lhe disserem para iniciar o treinamento para a gestão do seu novo negócio. Preste muita atenção e concentre-se, pois é uma ocasião única para você.
  9. Recrute a equipa de recursos humanos. Você precisará conduzir uma campanha para encontrar candidatos para o seu novo negócio. Você precisará recrutar, selecionar e contratar candidatos. A equipe de recursos humanos é um dos principais ativos da nova empresa.
  10. Fazer as encomendas iniciais de mercadorias. Você terá que estimar os valores de acordo com o nível de vendas que você pensa que haverá. O franqueador geralmente ajuda na preparação inicial das encomendas.
  11. Para realizar a montagem do estabelecimento. Com as obras concluídas, o negócio é montado, que consiste em montar todos os móveis, a mercadoria, o POS e tudo o que requer a montagem inicial. O franqueado geralmente ajuda na primeira implementação da loja, o que é mais difícil porque nesta fase o negócio ainda não é totalmente conhecido.
  12. Realizar o arranque das instalações e a afinação. Com o negócio instalado, você entrará numa fase inicial de atendimento aos primeiros clientes e passará alguns dias administrando o negócio e afinando as engrenagens.
  13. Faça a abertura. Com o negócio um pouco rolado, a campanha inicial e a festa de abertura são geralmente realizadas.
  14. Realização da campanha de lançamento inicial. O seu negócio é anunciado para atrair clientes. Para isso, são utilizadas as técnicas testadas pelo franqueador (mailings, rádio,…). Esta é uma das principais habilidades de muitas franquias usadas para abrir várias lojas. Conseguir vendas rápidas é o último passo de uma abertura, mas não o menos importante.

Agora é a tua vez, estás pronto para montar a tua franquia, mas… Sabe qual deles montar?