O que é dinheiro investido e porque é que isso importa?

dinheiro investido

Quando você investe, você está dinheiro investido ou outro recurso na expectativa de algum benefício futuro. Um curso superior, por exemplo, pode ser considerado um investimento porque você investe seu tempo (um recurso) na esperança de ganhar um diploma e um bom emprego após a graduação (o benefício futuro). Em sentido financeiro, investir significa que um indivíduo compromete dinheiro com um ativo financeiro, ou título, como uma ação ou título, na esperança de receber ainda mais dinheiro mais tarde. O potencial de receber mais dinheiro mais tarde é a razão pela qual as pessoas investem em primeiro lugar.

Como é que os investimentos ganham dinheiro?

A maioria dos investimentos ganha dinheiro investido através de valorização, pagamento de juros ou dividendos. A valorização significa que o valor de um activo aumentou. Se você comprou um item de colecionável por $100 e cinco anos depois valia $500, então o colecionável foi avaliado em valor. Títulos podem fazer o mesmo — uma ação emitida por uma empresa pode aumentar de valor ao longo de vários anos.

Você provavelmente pagou os juros de um empréstimo que você tirou, seja um empréstimo de estudante ou uma hipoteca. Estes pagamentos de juros que você pagou ao emprestador foram como o emprestador ganhou dinheiro com esse empréstimo (ou investimento). Um tipo de título que emite pagamentos de juros aos seus investidores é um título. Quando você compra um título, você está emprestando dinheiro para o governo ou uma corporação, que promete pagar-lhe de volta e fazer pagamentos de juros sobre a quantia que você emprestou.

Os dividendos também são emitidos como um pagamento aos investidores, mas são feitos por empresas cujas ações ou ações você possui. As empresas públicas emitem ações para levantar dinheiro para atividades comerciais, permitindo que os investidores comprem essas ações. Se você possui ações de uma empresa, essa empresa também pode emitir dividendos para você como uma forma de compartilhar seus lucros com seus investidores. Isto está além de qualquer apreciação no valor das ações.

Riscos com o dinheiro investido

Mesmo que investir possa ganhar dinheiro para você, não é isento de riscos. O maior risco de investir é que você pode perder o dinheiro que investiu. Ao contrário das contas poupança ou contas correntes, cujo valor é garantido pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), os investimentos não têm tal garantia.

Alguns investimentos são menos arriscados que outros, mas todos os investimentos comportam algum tipo de risco. O montante do risco também afeta a taxa de retorno de um investimento, ou seja, para alguém assumir muitos riscos, também deve haver a possibilidade de uma grande recompensa. Pense nisso: você não assumiria um grande risco sem a possibilidade de um grande pagamento. Por outro lado, investimentos com menos risco têm tipicamente retornos mais baixos.

Uma forma de os investidores reduzirem o seu risco global é investir numa variedade de títulos diferentes, como acções e obrigações, ou mesmo em diferentes tipos do mesmo título, como obrigações do Estado e obrigações de empresas. Isto é conhecido como diversificação, e é um conceito importante para qualquer investidor compreender.

Outro grande risco ao investir em suas próprias emoções. Muitos investimentos são voláteis no curto prazo, o que significa que o seu valor pode flutuar muito ao longo de um a cinco anos. Durante as recessões econômicas, o valor de muitos investimentos pode cair drasticamente. Como investidor, é difícil ver os seus investimentos perderem dinheiro. Isso pode levar a decisões de investimento baseadas no medo ou no pânico, como vender ações quando os preços caem muito baixo para o seu conforto.

Quando você investe, você deve manter a maioria dos seus investimentos por dez, vinte ou mais anos. É nestes períodos de tempo mais longos que o valor dos investimentos tem aumentado historicamente. O Standard and Poor’s 500 (S&P 500), um índice da bolsa de valores, teve um retorno médio ajustado à inflação de 7% de 1950 a 2009. Tenha isto em mente quando tomar decisões de investimento. Você terá um melhor desempenho como investidor se suas decisões de investimento forem baseadas na lógica e na razão e não nas emoções.

Você pode ter ouvido investir em comparação com o jogo, e se você investir de uma forma desadaisica, pode ser a mesma coisa. No entanto, investidores inteligentes abordarão o investimento estrategicamente para escolher investimentos que tenham uma boa expectativa de retorno. O jogo, por outro lado, é normalmente baseado puramente no acaso.

Porque é que o dinheiro investido é importante?

Quando você pensa em investir em termos de composição e tempo, é fácil entender por que as pessoas arriscariam seu dinheiro por um potencial retorno. Você pode se lembrar de aprender sobre o interesse composto na aula de matemática, mas o princípio é simples: os retornos que você ganha com o dinheiro podem ser compostos, e então eles começam a ganhar retornos também. Quando você dá muito tempo ao seu dinheiro para compor, o crescimento pode se tornar exponencial.

Dinheiro investido: O Poder do Juro Composto e do Tempo

No gráfico acima, nós olhamos para duas pessoas que investiram $10.000 sem investimentos adicionais e ganharam um retorno de 10% a cada ano. Isto significa que após um ano eles teriam $11.000 ($10.000 x 10% = $1.000 e $1.000 + $10.000 = $11.000). A única diferença é que a Pessoa 1 começou a investir aos 20 anos de idade e a Pessoa 2 começou aos 30. Aos 65 anos de idade, a Pessoa 1 tem mais do dobro do que a Pessoa 2 tem graças a 10 anos extra. Embora 10% de retorno a cada ano não seja realista, os investimentos têm historicamente crescido em valor ao longo do tempo. Quanto mais cedo você começar a poupar e investir, melhor – e se você ainda não começou, você deve considerar começar agora.

Como começar a dinheiro investido

O advento do investimento online tornou mais fácil começar a dinheiro investido. Muitas corretoras online não requerem uma quantia mínima para começar, então você poderia começar com apenas $50. Alguns tipos de corretores, como os corretores de serviço completo e os robôs-assistentes, irão até seleccionar os seus investimentos para uma abordagem verdadeiramente mãos-livres. Esteja ciente de que todos os corretores cobram uma variedade de taxas pelo uso de seus serviços; você deve entendê-las antes de se inscrever.

Você também precisa entender que tipo de conta você vai abrir, quanto você tem que investir e no que você vai investir. A maioria dos novos investidores seria sensato investir em fundos mútuos de índice e ETFs de baixo custo, em vez de escolher acções ou títulos específicos. Isto porque os fundos permitem-lhe deter uma parte de dezenas ou centenas de títulos diferentes e muitos são bem diversificados e acessíveis. Com qualquer estratégia que você escolher, certifique-se de fazer sua pesquisa e compreender todos os riscos envolvidos.